terça-feira, 15 de setembro de 2009

Cadê a costela que estava aqui?

O programa Fantástico, apresentado aos domingos, veiculou uma reportagem, na qual as mulheres entrevistadas haviam retirado as costelas, no intuito de afinar a cintura, e assim, melhorar a silhueta.
A geração bisturi chegou ao ápice da obsessão pela busca do corpo perfeito. Corpo esse, que apesar de impecável, nunca está a contento das pobres moças, preocupadas com a beleza exterior. Por isso, como se não bastassem as milhares de mulheres lipadas, siliconadas, cortadas, temos agora uma nova geração: as descosteladas.
É, parece que tal tipo de obsessão, por mais obscura que nos possa parecer, também evolui com o tempo. Só não vamos pensar no que virá depois, aliás, no que retirarão depois.
O pior disso tudo, é que junto com os litros de gordura, pele, e ossos (pasmem!) que vão para o lixo, vai também a identidade, que leva a pouca sanidade que restou nessas moças, pois, corajosas, sãocapazes de tudo para ter o corpo das modelos de revistas. Elas, mais espertas, quando não desenvolvem uma anorexia – forma drástica de regime do séc. XXI – fazem uso de uma ferramenta, aliada das imperfeições; calma, não é um novo tipo de bisturi milagroso. È o photoshop. Instrumento capaz de corrigir do pelo encravado à gordurinha indesejada. E olha que ele não arranca nenhuma costela de ninguém, pelo menos de verdade. Ficar bem na foto sem precisar de nenhuma intervenção cirúrgica? È o sonho transformado em realidade!
È uma pena que a preocupação com a forma física tenha tomado conte do mulherio. Não que isso importe, mas é que a maioria delas tornou-se um estereótipo de perfeição insubstancial, contra o qual, elas mesmas lutaram.
Triste perceber que quando finalmente conquistaram a liberdade, só conseguiram alçar vôos até a sala de operações do cirurgião. Que lutaram em prol do feminismo e hoje, transformam seus corpos em um convite, no mínimo, escancarado à testosterona. Conquistaram o mercado de trabalho, numa tentativa, que deu certo, de não-dependência masculina, mas dia após dia, modelam seus invólucros carnais de modo a usá-los como mais uma arma de sedução. Para o quê e para quem elas fazem isso? Homens é claro. Essa rebeldia só traz à tona a coragem que a mulher tem pois está disposta a tudo para... casar, ter filhos, casa, periquito, cachorro...
Penso que agora chegaram ao limite, (será?). Mutilação, é isso o que andam fazendo por aí. Está bem, são só dois pares de costelas flutuantes, (se estão flutuando, soltas por aí, não devem servir para nada mesmo!) em troca de um lindo, modelo novo, zero quilômetro: corpo! Ué! Mas elas já não tem um? São tão astutas que inventaram defeitos para esta máquina perfeita. Que, aliás, segundo o senso comum, veio da costela de um homem?! Vai ver é isso, estão retirando as suas próprias, para que não possa surgir um novo ser. Mais perfeito que elas. Como se fosse possível tamanho feito se repetir. Talvez, só com a ajuda do photoshop.

Um comentário:

  1. [b]muito legal, foi feito para mim, que há algumas horas atras, com meu 1,69m e 62kl estava pensando em tomar medicamento para emagrecer, e em meios aos meus delirios mais insanos cogitava a idéia de fazer uma redução de estomago....heheheh...perfect

    ResponderExcluir